quarta-feira, 2 de julho de 2008

De Carona em Blog Alheio

.

Galera, uma pessoa muito amiga nossa nos fez o favor de atualizar o blog, uma vez que a gente resolveu ficar só tomando cerveja e assistindo aos jogos do Mengão e esquecemos essa porqueira aqui. Leiam, comentem, e não xinguem a postagem e muito menos a autora. Lembrem que eu a amo do fundo do meu coração e uma indelicadeza dessa me deixaria muito deprimido e com vontade de me atirar da janela. Curtam.



.






De carona em blog alheio

Bom, primeiramente quero dizer que esse blog não é meu, mesmo porque sempre começo com um e deixo pra lá, como se realmente fosse um brinquedinho que vai perdendo a graça com o tempo. Na verdade é. E to querendo brincar de novo. Tomara que dessa vez dê certo. Ou melhor, tomara que dessa vez eu aborde o tema certo.

Chega de introdução.

Estava eu sentada na Praça da Estação outro dia e um tanto de gente desembarcava do trem e foram logo pra Andradas correndo e rapidamente levantaram o dedão para pedirem carona. Automaticamente quais são as pessoas que me vieram à mente? Correto. Nicolas e Mont.
Por um momento tive aquela invejinha branca - essas que não fazem mal a ninguém – desses garotos por nunca ter pego uma carona. Talvez ainda não seja a hora. E pensando nisso comecei a pesquisar sobre esse tema na net. Achei um tanto de coisas! Mas nem todas prestavam, como tudo que há na net né. Esse site aqui http://www.bobra.com.br/peg.html deixa os caroneiros meio, digamos que acomodados, porque ele já indica onde, quando e o nome do motorista que está disponível a dar caronas. Mas também pode ser um auxílio pra que vai caronar por essas bandas e ainda é calouro na profissão.
Já esse povo aqui http://caronas.zip.net/ vai mais longe: tem como objetivo contornar todo o litoral da América Latina utilizando apenas a carona. Essa eu até que animo.

Pesquisando um pouco mais sobre isso... No dia 28 do mês passado, um projeto chamado Multirão da Carona realizou na grande São Paulo (capital brasileira que mais possui 40% de automóveis da frota nacional) o Dia da Carona, onde os participantes que contribuíam com a mobilização recebiam uma espécie de Certificado de Mérito e os (egoístas) que não se mobilizaram recebiam uma espécie de Multa Legal, onde continha os benefícios de dar carona e os malefícios de andar sozinho.

Em algum site que eu esqueci de copiar os créditos retirei essas 10 dicas pra pegar carona com mais facilidade:

1) Viaje sozinho ou em casal
Carona não é fácil, imagine então viajar junto com mais de duas pessoas e achar espaço para embarcar todo mundo. Sozinho você consegue encarar as caronas mais impossíveis, em lugares que às vezes mal cabe sua mochila. Viajando em casal, a mulher desponta uma atenção maior do motorista, fazendo muita gente encostar para ajudar. Já dois homens, por exemplo, inibem o condutor solitário, que mesmo disposto a dar carona, não vai parar por falta de segurança, pois no pensamento dele caso aconteça algo são 2 contra 1.
2) Se posicione no lugar certo
Na beira do acostamento o motorista precisa ver você. Para que isso ocorra com maior tranqüilidade, o trânsito tem que estar lento, devagar. Poucos têm a boa vontade de socorrer um viajante quando o carro está voando a 120 km/h. Deve-se procurar um ponto de redução de velocidade, após cruzamentos viários, entroncamentos, trevos, lombadas ou postos da polícia rodoviária. Se nada disso estiver por perto, fique num trecho reto da estrada, sem subidas, descidas ou curvas perigosas. Certifique-se que o acostamento é seguro, longe de buracos ou desníveis para o motorista parar com facilidade.
3) Fuja da área urbana
Locais urbanos circulam muita gente, dando uma sensação de insegurança para o motorista amigo da carona. Sem falar das saídas de muitas cidades, com periferias perigosas para qualquer cidadão. Nos grandes centros a melhor coisa a fazer é pegar um ônibus para uma cidadezinha próxima, onde possa descolar carona sem medo.
4) Carona com mochila nas costas
Mesmo estando cansado de carregar aquela mochilona pesada, na hora de tentar carona é bom fazer um sacrifício mantendo ela nas costas, pelo menos na primeira meia hora de espera. O condutor que passar por você, acaba deduzindo que se trata de um viajante e não de um malaco qualquer querendo aprontar alguma. O tamanho da mochila também faz comover o motorista, pois muitos encostam para perguntar se está perdido ou precisando de ajuda.
5) Diga seu destino
Leve um caderno de desenho para escrever os destinos almejados, como se carregasse uma plaquinha indicativa. As caronas passam a ser mais precisas, sem a necessidade do caroneiro fazer muitas conexões. Tome cuidado com o destino escolhido. Às vezes, em locais de pouco movimento, não é recomendado o uso dessa estratégia, pois pode restringir demais as opções de carona.
6) Leve um bom mapa
Decore todas as ruas e cidades da região onde você está. É comum o motorista parar e dizer que só vai, por exemplo, até o Cafundó do Leste. Se não souber onde fica tal fim de mundo, poderá perder caronas importantes e acabar não saindo do lugar.
7) Nunca fique parado
Se não está conseguindo ir para o lugar desejado, tente uma cidade mais próxima, uma carona curta, ou um outro ponto de carona. Ficar muito tempo parado desperta olhares de curiosos e malandros, que sempre aparecem depois de certa hora, até mesmo nos lugares mais despovoados.
8 ) Conte com a ajuda dos outros
Na dificuldade, procure um posto de gasolina ou da polícia rodoviária. Converse com os frentistas e policiais sobre tua carona pretendida. A maioria vai querer te ajudar. Quando alguém parar para abastecer, por exemplo, tente uma abordagem direta. Por mais que seja constrangedor, fale o que pretende, seja simpático e educado. Em lugares turísticos, fique de olho nas placas dos carros que estão estacionados. Perguntes ao guardador quais deles estão lotados ou com pouca gente. Seja cara de pau. Em cada quatro tentativas, uma dá certo.
9) Descole carona com antecedência
Chegando nos povoados e vilarejos, converse com o povo sobre as caronas que pretende fazer amanhã ou nos dias seguintes. Em lugares menores, todo mundo se conhece e é muito comum alguém lhe informar quem costuma ir para tal lugar com freqüência. Não é sorte e sim comunicação.
10) Esteja preparado para tudo
As caronas podem variar desde um confortável carro de passeio, com ar condicionado e companhias agradáveis, até pairar por caçambas sujas de caminhões e sinistros paus-de-arara. Sem humor e gosto pela aventura, dificilmente conseguirá viajar de carona com prazer, curtindo cada situação encontrada como uma nova experiência de vida. Mas cuidado! Depois da primeira trip com sucesso, você verá que pegar carona vicia e causa dependência.

O negócio é que eu to mesmo é pegando carona no blog dos meninos e postando aqui.
Como dizia o velho ditado: “De graça até ônibus errado!”

Boa viagem!












.

(Eu realmente amo essa menina. He.)

3 comentários, puxa-saquismos, críticas...:

Anônimo disse...

Espero que um dia isso me seja muito útil! (yn)

Caso venha a ser... Vlw Lu! (caso não venha tb)

Anônimo disse...

Ah nao vai ser não. Não quero saber de vc pegando carona na beira da estrada!
uahuahuahuah

(nós devíamos saber quie influenciamos os outros)

rodrigo bodart disse...

para quem for fazer uma viagem em estado de mendicância como eu, vele mais algumas dicas:
_tome banho e faça a barba;
_chore em caso de desespero(literalmente!)
_enfaixe o pé ou outra parte do corpo co gase mesmo que não esteja verdadeiramente machucado, isso suscinta a piedade do motorista.